São Paulo - Monte Azul

MONTEAZUL Associação Cultural
Dia de visita: segunda feira 23 de abril


Directora Ute Craemer - Contacto comunicación: Valeria
Site
http://www.monteazul.org.br

Fuente: propia e texto majoritário do seu site o da informação proporcionada por eles mesmos

Visitei Monte Azul no ano 2005 e fiquei impressoada com todo o grande labor que eles estão fazendo. O seu trabalho data dos anos ’80 quando Monte Azul era uma favela sem seguridade sanitária nem social, quando a favela tinha importantes riscos de cair na máfia das drogas, quando os seus moradores e sobre todo os seus meninos e jovens tinham riscos de morrer por desnutrição e doenças. Agora a traveis da conversa amável da Valeria descobri outros muitos valores da associação.

A Associação Cultural Monte Azul com a iniciativa de Ute Craemer mudou a vida da favela, das mães, dos meninos e dos jovens com risco de drogas. A implicação dos moradores no projeto, faze que este mesmo seja parte deles mesmos. Os meninos completam sua formação docente escolar com formação artística impartida seguindo a metodologia pedagogica Waldorf (olhar explicação ao final do texto).




Detalhe de quem são os seus protagonistas e o seu trabalho

A causa da Associação Comunitária Monte Azul é o desenvolvimento integral do ser humano, por isso atua com educação, saúde, cultura e meio ambiente.

"Promover o amor ao ser humano independentemente da nacionalidade, raça, religião, posição política e condições social e física, proporcionando oportunidades através de educação, cultura e saúde, principalmente para as pessoas não-privilegiadas se desenvolverem material, social e espiritualmente, estimulando-as a agir conscientemente, com liberdade e amor."
- Respeitar o ser humano como valor em si;
- Ser verdadeiro;
- Respeitar a individualidade de cada um;
- Acreditar no potencial transformador de si próprio e do outro;
- Aprender a confiar o máximo e controlar o mínimo;
- Ser igualmente livre como responsável e solidário no contexto social e ecológico;
- Ter abertura às contribuições de qualquer pessoa, independente de padrões hierárquicos;
- Ter esperança e confiar no desenvolvimento da humanidade e da ajuda sempre presente do mundo espiritual.

Historia
Em 1975, a pedagoga Ute Craemer abriu as portas de sua casa para receber crianças da favela Monte Azul em tardes recreativas. Ute contou, inicialmente, com a ajuda de alunos da escola particular onde lecionava. Aproveitou, assim, para construir uma ponte entre seus alunos e as crianças da favela Monte Azul e seus pais. O intercâmbio com as crianças e o diálogo com seus pais foram as bases de todo o trabalho desenvolvido pela Associação Comunitária Monte Azul, fundada em 1979.

As primeiras atividades foram na Escolinha para crianças e jovens, e no ambulatório médico, construído em mutirão pelos moradores: educação e saúde atendiam as carências sociais mais urgentes. Daí para frente, a presença da Associação na favela cresceu continuadamente e, a partir de 1983, se expandiu para mais duas comunidades: a favela Peinha e o bairro carente Horizonte Azul.

Atuação Social
A Associação Comunitária Monte Azul visa impulsionar o processo de crescimento individual e comunitário, através da busca de soluções de âmbito social, dos métodos da pedagogia Waldorf e da medicina ampliada pelos princípios da Antroposofia. A administração é orgânica, participativa, descentralizada e humanizada. São realizadas muitas reuniões, buscando-se o consenso na tomada de decisões. Nosso organograma tem a forma circular.



A atuação social é centrada na

Educação: Os educadores tratam crianças e jovens como seres humanos integrais, ansiosos não só por cuidados materiais e o simples acúmulo de conhecimento, mas por uma educação que fortalece e desenvolve as capacidades inerentes a cada individualidade para que, na idade adulta, cada um possa cumprir a sua missão de vida com liberdade

Cultura
: Oferece intensa programação de teatro, música, coral (adulto e infantil), oficinas de expressão e artes, festas que homenageiam culturas de diferentes povos e que comemoram datas históricas. Oficinas de teatro, dança e música com produções próprias, Workshops, palestras e cursos avulsos, produções próprias e outros grupos de bairro, encontro de Corais, passeios ecológicos e culturais, atividades culturais em outras entidades, Mostra de Teatro, Mostra de Artes, Mostra de Dança e Bibliotecas

Saúde: Prestamos serviços médicos ambulatoriais em três localidades da zona sul da cidade de São Paulo.
Social: É um programa de formação ampla para todos os colaboradores da associação e outros interessados. Procura desenvolver ainda mais nossa ação social, considerando a grande necessidade que há no mundo, de se formar pessoas com habilidades sociais a partir do conhecimento e compreensão do ser humano como ente físico, psíquico e espiritual e em relação ao mundo em que vivemos.

As áreas de atendimento em cada um dos núcleos
Monte Azul com duas sedes mais em Horizonte Azul e Peinha mudou a maneira de viver e a filosofia da cultura de todos os meninos e jovens que passam e que continuaram a passar por os seus centros. Monte Azul é o mais vivo exemplo de que a cultura é uma ferramenta, uma via o instrumento que pode gerar uma mudança social, um desarrolho e uma maneira de viver acorde com a identidade, a cultura, a natureza e os mais profundos e sábios valores humanos.
Monte Azul

Surgida provavelmente na década de 60, a favela Monte Azul fica na região do Jardim São Luiz. O ambiente é amigável e tranqüilo. Todos se conhecem e se cumprimentam. No núcleo Monte Azul, próximo à favela, fica localizado o Centro Cultural.

Peinha
Iniciada em meados de 1960, a favela Peinha encontra-se assentada num morro do Jardim Santo Antônio, na periferia sul da cidade. Das 446 famílias, 85% construíram casas de alvenaria em sistema de mutirão. A população estimada é de 2.380 pessoas.

Horizonte Azul
Horizonte Azul é um bairro próximo à represa de Guarapiranga. Era uma zona rural, com pequenos sítios e muita área verde. As dificuldades enfrentadas pelos moradores fizeram com que surgissem inúmeras favelas e loteamentos clandestinos, além de invasões. O local de atuação da Monte Azul ainda apresenta o perfil de chácara e tornou-se um pequeno oásis no meio do concreto que avança indefinidamente.

Intereis da MONTEAZUL Associação Cultural na rede XG
Valeria considera o trabalho da Xarxa Groga interessante e valioso. Fica interessada em formar parte da rede para assim, com a troca de saberes e metodologias, poder mudar o mundo e criar nele uma oportunidade diferente e diferenciada para cada um dos meninos e jovens que descobrem os diferentes projetos.
A idéia é comunicar no mundo a sua experiência para que muitos outros possam desfrutar das avantajes que a cultura e as artes podem oferecer.


Pedagogia Waldorf
Pedagogia Waldorf http://www.centrowaldorf.com/
El Centro de Formación de Pedagogía Waldorf organiza cursos en todos los niveles de enseñanza: Educación Infantil, educación primaria y secundaria, bachillerato e pedagogía de apoyo.

También promueve otros cursos de formación artística y humana. Estos cursos quieren ser una aportación a la renovación continua de la educación. Rudolf Steiner dio las bases de una metodología que emana de la libertad, de la iniciativa y de la creatividad del educador. Tiene su fundamento en la investigación cotidiana y en la comprensión del niño en evolución: del desarrollo físico, de las facultades psíquicas y de la individualidad. Educar a los niños exige por parte del adulto un trabajo personal profundo que le capacite para recibir los procesos madurativos de los alumnos y para captar los fenómenos de la naturaleza y los impulsos científicos, históricos y sociales de nuestros tiempos.

Asignaturas Antropología, psicología, motricidad, adquisición del habla, desarrollo cognitivo del niño, el desarrollo emotivo del niño, los sentidos, educación musical, trabajos manuales, los cuentos, trabajo con arcilla, trabajo con madera, agricultura, pintura, observación del niño, las tareas domésticas, la importancia del juego libre, Antroposofía, auto-educación, prácticas en diferentes centros Waldorf.