São Paulo - CEPECA

CEPECA. Projeto CLICAR e Projeto Galpão de idéias
Dia de visita: terça feira 18 de abril


Estação Ciência. Rua Guaicuros 1274 /1394. Lapa. SP. T. 11-3673 7022 ramal 225
Celular de Cecília: 9224 9135
Sites
www.cepeca.org.br - www.projetoclicar.org.br
Site em processo:
www.cepeca.org.br/oficinadeideias/
E-mails: info@projetoclicar.org.br - cecília@ecienciausp.br - biamagon@hotmail.com

Texto propio e majoritário do seu site o da informação proporcionada por eles mesmos

Depois de falar com Dirce e Bia e desfrutar da sua companhia, a companhia dos meninos do projeto e os voluntários participantes e viver com todos eles tão grata experiência posso dizer que o seu trabalho é verdadeiramente admirável.
O projeto CEPECA é um projeto pensado com a cabeça e o coração por gente que têm uma inquietude especial por os meninos e jovens em risco de exclusão social. Gente que sabe que é possível doar uma oportunidade para os menores e que sabe que esses meninos podem chegar a estudar e trabalhar com qualquer outro menino. Eles só precisam ser ouvidos e queridos para saber que eles, também têm um potencial bem adentro de se mesmos que é inigualável.

O equipo de CLICAR trabalha sem descanso para que o projeto continue sempre, para conseguir a verba precisa, para melhorar suas atividades, para criar mais projetos que acompanhem e complementem os atuais de CEACA no seu labor social.



Detalhe de quem são os seus protagonistas e o seu trabalho

Diretoras e lutadoras do projeto: Dirce Pranzetti e Cecília Toloza
Presidente Maria Izabel de Araújo Leão
Coordenadores: Bia, Zaza, Erick e muitos outros
Meninos CEPECA: Douglas (menino Clicar agora responsável e esperto em informática asseste a P. Clicar e P. Galpão de idéias), Luis Eduardo (fotógrafo que fez o calendário para CEPECA).

Como surgiu?
Em maio de 1995, um grupo de profissionais com diversas formações acadêmicas e experiência em programas sociais, educativos e culturais, desenvolvidos por instituições públicas e privadas, incluindo a extinta Secretaria de Estado do Menor de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo, fundou o CEPECA, uma organização civil sem fins lucrativos.

O maior desafio foi, naquele momento, o de darmos continuidade a nossa atuação, através de um centro de estudos, com a missão de subsidiar e desenvolver projetos sociais e de educação.

Desde então, o envolvimento em diversos projetos educacionais dirigidos a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, transformaram o objetivo inicial e indicaram a missão do CEPECA de efetivar ações que têm na liberdade, na educação e na afirmação dos direitos da criança, nossos compromissos fundamentais.
Quem são? O maior desafio foi de dar continuidade a nossa atuação, através de um centro de estudos, com a missão de subsidiar e desenvolver projetos sociais e de educação. Desde então, o envolvimento em diversos projetos educacionais dirigidos a crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, transformaram o objetivo inicial e indicaram a missão do CEPECA de efetivar ações que têm na liberdade, na educação e na afirmação.

O que fazem?
Planejam e desenvolvem projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco social. Identificamos recursos existentes em entidades públicas e privadas que, com baixo custo de adaptação, podem ser utilizados para atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco social. Formam profissionais para atuarem em projetos sociais de atendimento a crianças e adolescentes. Realizam consultoria e assessoria à empresas públicas e privadas na elaboração e desenvolvimento de projetos sociais e educacionais. Promovem cursos, palestras e seminários ao público em geral ou profissionais da área. Realizam ações na área de popularização da ciência e de inclusão digital.

Projeto CLICAR: Projeto baseado na educação a través do uso dos computadores, reciclagem de papel, artes plásticas, jogos infantis, livros de leitura.



Projeto GALPAO de IDÉIAS:
Projeto baseado na educação a través de:
- Criação e desenho de páginas web o sites
- Teatro: obras criadas e elaboradas por os alunos mesmos sob a direção dum coordenador
- Meninos da rua de toda a cidade de São Paulo. Eles bem desde os bairros mais aleijados da cidade de São Paulo e percorrem distancias de quilômetros duma duração de mais de duas horas para se sentar com a gente do projeto e aprender.
- Educação dos meninos até chegar a monitores em alguns casos. Levam meninos ao SENAC: formação e emprego
Outras ações

Meninos da rua de toda a cidade de São Paulo. Eles bem desde os bairros mais aleijados da cidade de São Paulo e percorrem distancias de quilômetros duma duração de mais de duas horas para se sentar com a gente do projeto e aprender. Existe grande rotação de meninos devido a distancia e as situações familiares concretas, uma vez o menino vai embora e não volta mais é difícil fazer um seguimento da sua evolução e situação posterior.

CEPECA pretende a educação dos meninos até chegar a monitores sô em alguns casos é possível. Posteriormente levam meninos ao SENAC para sua formação e pesquisa posterior de emprego.

Patrocinador principal: Petrobras. Desde faz 10 anos, existe agora uma grande possibilidade de que eles decidam parar a verba. Petrobras só patrocina durante certo período até que o projeto está suficientemente consolidado.

Colaborador: Estação Ciência da USP (problemas com o atual diretor que agora lhes aluga o espaço e pretende fazer pagar entrada aos meninos. Parte da verba conseguida por CEPECA vai destinada a Estação Ciência, grande objetivo mercantilista e de benefícios do diretor atual).

Intereis da associação CEPECA na rede XG
Cecília e os formadores e voluntários mostram interes por participar na rede Xarxa Groga explica todas as diferentes atividades da sua instituição. Cecília passa informações a traveis do seu site e a traveis dum site em processo ao que só eles tem acesso.