São Paulo - CEACA

CEACA. Maestro Alcides
Dia de visita: quarta feira 19 de abril


Maestro Alcides
ceacacapoeira@hotmail.com - alcidesde_lima@hotmail.com
Tel. 5511 3091 6501

Fuente: Textos propios e do seu site o da informação proporcionada por eles mesmos

O maestro Alcides se explica com uma calma assombrosa, ele consegue com um simples olhar que todos os meninos calhem e acreditem de todo coração o que ele promove. As suas aulas de capoeira e o espírito do jogo de capoeira do maestro Alcides estão baseados no respeito e conhecimento do outro.

Os valores promovidos vão muito mais longe que uma simples aula, o entendimento mutuo, o conhecimento de toda uma cultura e o saber de toda uma terra e um povo, o afro brasileiro, são ensinados. Os meninos apreendem a valorar ao outro, a conhecer ao outro e a querer a todos os companheiros, a traveis dos ritmos das músicas e as diferentes maneiras de jogar capoeira o dançar e dos muitos e instrutivos papos do seu incomparável Maestro.



Detalhe de quem são os seus protagonistas e o seu trabalho

Criador da instituição e projeto: Maestro Alcides
Visita ao maestro Alcides na escola Amorim Lima no bairro de Butantã

Lugares donde CEACA participa
Escola Amorim Lima, Favelas de São Paulo, Lions Club do Butantã. Paulinho Barauna (professor)
O grupo CEACA considera a cultura popular brasileira e as suas características próprias de transmissão, construção e resistência, como elemento primordial na formação de um povo consciente de sua participação social e transformadora.

Desta forma o CEACA – Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira compreende que o uso da capoeira como manifestação cultural legitimada socialmente pode dentro dos princípios da coletividade, de convívio social e respeito ao ser humano ser capaz de propiciar a formação de pessoas que se identifiquem dentro de suas relações sociais como um cidadão democrático participativo. Para tal o CEACA busca trabalhar a capoeira como instrumento dentro de um conceito pedagógico, infantil e juvenil, não simplesmente recreativo ou esportivo, mas através da sua valorização como manifestação cultural com a comunidade onde esta inserida.

Sua missão Promover o desenvolvimento do cidadão como ser consciente e transformador da realidade onde está inserido, buscando a liberdade de expressão e autonomia do indivíduo de forma socialmente responsável, através da apropriação de elementos da sua cultura, a capoeira.

Seus objetivos Promover o desenvolvimento social, físico e cultural de crianças e adolescentes de baixa renda através da Capoeira, como prática esportiva na qual estão contidos diversos aspectos da formação histórica do povo brasileiro e atividades Culturais.



Apresentação Projeto “Expresse-se com Consciência - Faça Capoeira”.

Como atividades propostas o CEACA já promove oficinas e apresentações de capoeira, maculelê, puxada de rede, samba de roda , música e teatro; batizados de capoeira e festas; atividades recreativas; visitas a museus, teatros e apresentações públicas. Busca agora a ampliação das suas atividades com a formação de um grupo de estudo de cultura popular e um grupo de expressão cultural de coco e samba de roda, dois novos empreendimentos que vão fomentar discussões e criação de novos produtos culturais.
Os produtos finais esperados são a formação do grupo de expressão cultural, implantação do grupo de estudo com acervo cultural, desenvolvimento de documentário, artigos, seminários, apresentações públicas, atendimento de 2000 pessoas direta e indiretamente e formação de agentes multiplicadores.
Prevê-se que os adolescentes participantes do projeto tornem-se multiplicadores desta proposta maior como sujeitos de suas ações. Temos certeza ainda que, ao final, este projeto atingirá outros objetivos indiretos tão positivos quanto os aqui propostos.

Suas atividades
- Escola CEACA na Travessa Corifeu de Azevedo Márquez levada por Pulinho, aluno do maestro desde pequeno.
- Aulas de Capoeira na escola Amorim Lima. Meninos de todas as classes sociais, muitos meninos de favelas e com uma situação familiar complicada no limite da exclusão social.
- Formação dos alunos para ser maestros capoeira
- Projeto novo Capoeira nas favelas: Alunos que moram nas favelas da cidade de São Paulo começam a fazer aulas de capoeira nos seus bairros. É a única maneira para conseguir entrar nas favelas já que os líderes das máfias não acreditam na entrada de ninguém fora da favela.
- Atividade incansável de aulas, palestras, projetos.
- Preparação da metodologia da capoeira como instrumento de transformação social e individual de jovens e meninos.

Capoeira sem exibição, sem vontade de espetáculo, capoeira de conhecimento da cultura afro e brasileira:
- Capoeira
- Samba de Roda
- Dança de coco
- Dança da rede

Agora, depois de muitos ano de trabalho intenso uma verba é conseguida por parte do Ministério de Cultura Popular para dois anos e meio

Intereis da associação CEACA na rede XG
O Maestro Alcides passa para a Xarxa Groga informação de projetos e fotos e mostra interes por formar parte da rede Xarxa Groga. A idéia de formar parte dum grupo de instituições que compartilham as mesmas inquietudes e filosofia é alentador para seguir trabalhando.