São Paulo - Abaçai

ABAÇAI. Cultura e Arte. Associação Social de Cultura
Dias de visita: sábado 21 de abril e quarta feira 25 de abril


Sites
www.brazilsite.com
E-mails abacai@brazilsite.com.br - toninho.macedo@bol.com.br
Director y creador Toninho Macedo
Coordenadores e trabalhadores e voluntários Elka, Bibi, Antonieta (Tieta), Wellington (Ton), Lilia, Flavio, Cristina…
Texto: majoritário do seu site o da informação proporcionada por eles mesmos.

Fotos: dos meus dias passados em Abaçai na sede no Parque Ibirapuera.

Toninho Macedo e sua gente têm conseguido a partir dum esforço incomparável, muitas horas de trabalho e muitas horas de estudo fazer de Abaçai uma realidade cultural que rompe fronteiras. Agora são uma grande potencia da cultura o da ação cultural como Toninho gosta dizer. Uma ação cultural que surpreende por a sua intensidade, intelectualidade e gosto por doar a cultura Paulista e Brasileira um lugar no mundo. Um lugar protagonista onde sua gente, costumes, comidas, danças, músicas e vivencias têm um valor inigualável.

Os seus macros projetos como o Revelando São Paulo e as muitas festas da rua, espetáculos de dança popular e planeamentos das diferentes culturas do Estado fazem de Toninho e o seu Abaçai um lugar no mundo onde ficar e sempre descobrir mundos novos, ferramentas culturais e prodigiosos montagens que embelezam qualquer humano com gosto por a diversidade e a vida.
A sua equipe Elka, Bibi, Tieta, Ton, Lilia, Flavio, Cristina, Carla… e muitos outros têm a força, a alegria e a cor dum movimento energético a seguir com os olhos fechados. Um movimento para degustar com tranqüilidade o com muita excitação quais são os valores dessa ação, movimento o para-chuvas cultural que eles criaram.



Atividades realizadas em Abaçai

Eu tive a oportunidade de estar com invitados na sede de Abaçai no parque de Água Branca. Com música tem origem em Moçambique e Congo.
Tropa de Maranhão: tocam música Jongo e fazem Boi de Palha (folguedo popular)
Tropa de Minas Gerais: tocam com tambores que são troncos de madeira, tocam Batuque, Jongo e Coco.
Fantástica comida organizada por Toninho a base de Galinhada, Feijão caipira, Refolgado (com carne e lingüiça), Arroz doce.

Detalhe de quem são os seus protagonistas e o seu trabalho
Visita a Toninho Macedo na associação cultural Abaçai no Parque Água Branca e na sede de Abaçai no centro da cidade.
Abaçaí, é um espírito, uma força que leva aqueles com quem tem contato a um estado de transe. E os convida a dançar, a cantar, a festar. Um convite a tudo que seja vital. Um convite à ação. Conjunta. Por sua carga cultural, elemental e universal, por toda sua significação para a nossa cultura, além da eufonia e beleza da palavra, o mito foi escolhido para designar a entidade em suas múltiplas atividades.

Abaçaí Cultura e Arte é uma ONG que, desde 1973, desenvolve programas de formação, produção artística e ação cultural inclusiva.
Servindo-se do Folclore/Cultura Popular como fonte de inspiração para criações no campo do teatro, da música e da dança, a atuação da entidade tem o respaldo da pesquisa de campo, regular, o que resultou num importante acervo sobre o assunto em documental sonoro e fotográfico. Além de servir de inspiração para espetáculos, tal material tem servido à fruição cultural do grande público através de palestras, cursos, projetos, eventos e exposições fotográficas itinerantes.

Permanecendo fiel aos seus princípios originais e mantendo-se aberta à comunidade dedica-se à ação cultural, de caráter inclusivo, com todos os segmentos sociais, experiência que tem sido aproveitada em outros municípios do estado de São Paulo e do Brasil.

Sediada há 5 anos no Parque da Água Branca, em São Paulo, a Abaçaí Cultura e Arte estrutura-se em diversos Núcleos que se inter-relacionam. Núcleos que coordenam oficinas e atividades diversas abertas ao público.



Programa de atividades

O programa constitui-se em conjunto de atividades formativas, enfocan- do a cultura como fator de inclusão social.
Toda ação cultural é ação educativa. Constante e processual. Seus efeitos não se fazem sentir de imediato, mas são duradouros. Daí a importância de atividades formativas, processuais. Programas. Práticas que contemplem a pessoa e que a levem, no seu transcurso, a se assumir como sujeito, e não objeto. Como agente, e não somente destinatário. Este é o objetivo primeiro deste conjunto de atividades que visam todos os segmentos sociais, dos artistas aos cidadãos comuns, dos estudantes às donas de casa, das crianças aos idosos.
- Juruá Ação cultural: é o programa de ação cultural, que, há 5 anos, vem sendo desenvolvido no Parque da Água Branca. A Abaçaí Cultura e Arte busca dar sua contribuição à reconstrução do mundo, através do difícil exercício do compartilhamento e da coexistência respeitosa com as diferenças. Congrega hoje perto de 40 crianças, com as quais vem sendo estruturado o Balé Folclórico Juvenil de São Paulo.
- Curupuira. Obrazo verde da entidade: As preocupações com o meio ambiente sempre fizeram parte das práticas rotineiras da Abaçaí.
- Festival de amizade: O Festival da Amizade é uma celebração da diversidade, um encontro fraterno, uma grande festa a que se somam em torno de 40 grupos de danças folclóricas, representantes de mais de 25 comunidades estrangeiras de variada etnia.
- Revelando São Paulo. Festival da cultura Paulista Tradicional: Nos últimos 9 anos, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte, vem reunindo, através do programa Revelando São Paulo, uma amostragem significativa da cultura tradicional em São Paulo.

Durante nove dias ininterruptos, a partir da segunda semana de setembro, a cidade de São Paulo tem a oportunidade de festar com a cultura de todo o Estado

Intereis de ABAÇAI na rede XG
Toninho Macedo e parte do seu teme gostam da idéia de ter um lugar no espaço cibernético onde saborear os projetos de outras instituições que também lutam por salvar o mundo a través das artes, acreditam na troca de experiências e na suma de muitos para lograr miras mais amplias e chegar a outros paises divulgando o interes por a cultura e o uso da mesma como ferramenta para o cambio social.