São Paulo - Pequeno Principe

O PEQUENO PRÍNCIPE
Dia de visita: terça feira 18 de abril


Responsáveis Amparo del Moral (fundadora) e Simon Blaser
e-mail
acpequenoprincipe@bol.com.br

Fuente: propia e texto majoritário do seu site o da informação proporcionada por eles mesmos

O Pequeno Príncipe está cheio de alegria, num espaço idílico, cheio de arvores, flores, um lago e de variadas cores verdes... onde os meninos jogam, fazem artes plásticas, costura, esporte, aulas de música e qualquer outra atividade artística o criativa que seja bem vinda. Os meninos são em muitas ocasiões atendidos por mães que dedicam um tempinho na semana ao Monte Azul, elas são formadas na metodologia Waldorf e deste modo, pouco a pouco é gerada uma grande família.
Amparo, junto a ajuda dos seus sócios e a da estimável Simon azem crescer pouco a pouco este grande projeto. O humor de Amparo, a iniciativa e a vontade extrema de dedicar sua vida aos outros fazem que o projeto seja rico em valores.

Poderemos finalmente chamá-lo Grande Príncipe, pois o seu crescimento, os inumeráveis meninos e a grande quantidade de famílias implicadas nele fazem do mesmo um grande acontecimento.



Detalhe de quem são os seus protagonistas e o seu trabalho
Pequenas pinceladas históricas sobre a Associação Comunitária, Pequeno Príncipe:
Nasceu em 1997, por meio do impulso social de três amigas que viam de perto a crescente desigualdade social no local em que viviam. Elas, Amparo Del Moral e Gudrun Burkhard, ambas médicas e Alexa Pratley, terapeuta biográfica, decidiram comprar um sítio para então dar início a um trabalho que visava não só o desenvolvimento individual como também o da comunidade do Jardim dos Álamos e seus redores. Nesse sítio, desde o 1994 está sendo construindo este espaço junto à comunidade.

A sua missão é ajudar na formação de seres humanos livres e capacitados para tomar a vida nas próprias mãos.

Os objetivos principais da Associação Cultural Pequeno Príncipe são
- Apoiar-se no desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes, para que se tornem adultos que peguem as rédeas de suas vidas com mais segurança e dignidade.
- Manter vivas as potencialidades e ajudar no desenvolvimento de capacidades que lhes abram perspectivas de trabalho.
- Estimular o espírito de fraternidade na comunidade.
- Educar para uma alimentação mais saudável, para uma relação com a terra, de cuidado e proteção.
- Estimular a brincadeira, o lúdico e a alegria de viver.



No inicio deste ano mais um passo foi dado
: começam uma creche com 12 crianças de 1 a 7 anos. Contam com duas "mães de creche", uma coordenadora pedagógica e uma cozinheira para o desenvolvimento dessa atividade, que agora já conta com duas salas e 25 crianças.

Atualmente contam com doações materiais e em espécie da iniciativa privada, tanto nacional como estrangeira. Fabricam produtos naturais como pão integral, granola, iogurte, geléias e bombons de chocolate. A venda desses produtos e de outros provenientes das oficinas tem ajudado na manutenção do espaço. Contam também com uma horta orgânica, que é utilizada para as refeições. Tem colaboradores que cuidam da sua produção.

Intereis da associação CEPECA na rede XG
Amparo mostra intereis na rede Xarxa Groga adicionando que a troca de experiências é verdadeiramente importante, assim como a troca de voluntários, profissionais das artes e dos meninos que estão nos diferentes programas.


PEQUENO PRÍNCIPE sigue la pedagogia Waldorf
Pedagogia Waldorf
http://www.centrowaldorf.com/
El Centro de Formación de Pedagogía Waldorf organiza cursos en todos los niveles de enseñanza: Educación Infantil, educación primaria y secundaria, bachillerato e pedagogía de apoyo. También promueve otros cursos de formación artística y humana.

Estos cursos quieren ser una aportación a la renovación continua de la educación. Rudolf Steiner dio las bases de una metodología que emana de la libertad, de la iniciativa y de la creatividad del educador.

Tiene su fundamento en la investigación cotidiana y en la comprensión del niño en evolución: del desarrollo físico, de las facultades psíquicas y de la individualidad. Educar a los niños exige por parte del adulto un trabajo personal profundo que le capacite para recibir los procesos madurativos de los alumnos y para captar los fenómenos de la naturaleza y los impulsos científicos, históricos y sociales de nuestros tiempos.

Asignaturas Antropología, psicología, motricidad, adquisición del habla, desarrollo cognitivo del niño, el desarrollo emotivo del niño, los sentidos, educación musical, trabajos manuales, los cuentos, trabajo con arcilla, trabajo con madera, agricultura, pintura, observación del niño, las tareas domésticas, la importancia del juego libre, Antroposofía, auto-educación, prácticas en diferentes centros Waldorf.