1ª Parada: BRASIL

Dia a dia da Secretaria Técnica movei da Xarxa Groga no Brasil
Período: do dia 4 ao dia 30 de Abril de 2007


O Brasil (oficialmente República Federativa do Brasil) é uma república federal situada na América do Sul e tem a quinta maior área do mundo. O país faz fronteira a norte com a Venezuela, a Guiana, o Suriname e com o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e o Paraguai; a oeste com a Bolívia e o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. O país é banhado pelo Oceano Atlântico ao longo de toda sua costa, ao nordeste, leste e sudeste.
O Brasil ingressou no Século XXI com 186 milhões de habitantes, aprofundando um deslocamento migratório do interior para as áreas urbanas, que já concentram mais de 80% da população.



População e Educação no Brasil (informação www.brasil.gov.br )
População estimada 186 milhões de habitantes em 2006
Densidade demográfica 19,95 habitantes/Km2
Expectativa de vida 71,9 anos, em 2005
Taxa de fecundidade 2,3 filhos por mulher em 2005 (6,3 filhos/mulher em 1960)

Número de escolas 207.234, sendo 208 federais; 33.718 estaduais; 137.793 municipais; e 35.515 particulares em 2005.
Taxa de analfabetismo 11,4% entre pessoas com 15 anos de idade ou mais em 2004

O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados de território, ocupando quase a metade (47%) da área da América Latina. O País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Tropical Amazônica.

O País responde por três quintos da produção industrial da economia sul-americana e participa de diversos blocos econômicos como: Mercosul, G-22 e Grupo de Cairns. Seu desenvolvimento científico e tecnológico, aliado a um parque industrial diversificado e dinâmico, atrai empreendimentos externos.

O Brasil comercia regularmente com mais de uma centena de países. Um setor dos mais dinâmicos nessa troca é o de agronegócio que mantém há duas décadas o Brasil entre os países com maior produtividade no campo.




Brasil social

Significativas violações de direitos humanos continuam a ocorrer no Brasil. A polícia é freqüentemente abusiva e corrupta, as condições das prisões são péssimas e a violência rural e os conflitos de terra são permanentes. Defensores de direitos humanos sofrem ameaças e ataques. O ano de 2006 foi marcado por embates violentos entre a polícia e grupos criminosos, além de uma série de rebeliões nas prisões brasileiras.

Embora o governo brasileiro tenha feito esforços para reparar as violações de direitos humanos, raramente conseguiu-se punir os responsáveis por esses abusos.

Brasil Cultura
A cultura brasileira foi fundada por elementos indígena, europeu e africano, composição que lhe deu raízes. Atualmente, edita metade dos títulos que saem no mercado latino-americano de ficção, poesia e romance. Do europeu, o brasileiro incorporou o violão, a flauta e o piano, aos quais juntou o bambu, o couro e o berimbau de africanos e dos povos indígenas. Outra área que dá destaque internacional ao Brasil é a arquitetura.

Ao final da década passada, o governo brasileiro identificou o impacto da atividade cultural na economia: o setor representa quase 0,7% do Produto Interno Bruto, ocupa 510 mil pessoas e gera 192 empregos. Para o Brasil, cultura também significa renda e cidadania.

No campo das políticas culturais, o País investe, revitaliza a recuperação dos sítios históricos, e espaços culturais, parques e museus. Promoção e divulgação. As áreas prioritárias são folclóricas e populares; o canto, a dança, as artes plásticas e as multimídia e audiovisuais.

Brasil educação
Em 1900, o Brasil tinha uma população de 17,4 milhões de pessoas, 65,1% delas analfabetas; Agora, com uma população de 180 milhões de pessoas, o analfabetismo caiu para 11,8%.
Essa evolução se outorga ao avanço da educação, que deixou de ser restrita à elite para uma quase universalização no ensino básico – oito anos de estudo. A escola, hoje, acaba por assumir papel relevante junto à comunidade, transmitindo noções de cidadania.

O sistema educacional brasileiro é organizado em: Educação básica, que abrange a Educação Infantil, para crianças de zero a seis anos de idade; o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito anos e o Ensino Médio, com mínimo de três anos; e a Educação Superior.


Estado de Pará
Do dia 5 ao dia 16 de abril
Visita de cidades, aldeias, lagoas e praias do Estado de Pará

Igarapeaçu serpente, lagoa, carreteira



Ilha Maiandeua
Vila do Algodoal e o Kakuri, Fortalezinha, Mocoóca, Praia e lago da Princesa, Furo Velho...



Ilha Mosqueiro
praias e lagoas





CIDADE DE BELÉM
Fundação da cidade 1616
Altitude 10 m
População 1.186.926 habitantes
Área Total 1.070,1 km²
Densidade demográfica 1.109,17 hab/km²

Belém é popularmente conhecida como cidade das mangueiras, pela abundância de mangueiras em suas ruas, é a capital e maior cidade do Estado do Pará e segunda maior cidade da Amazônia brasileira. Historicamente constituiu-se na principal via de entrada na região devido à sua privilegiada localização geográfica, na foz do rio Amazonas o que a faz ser conhecida como o Portal da Amazônia.
Com 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude como o período áureo da borracha, no início do século XX, quando a cidade recebeu inúmeras famílias européias, o que veio influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações. Hoje, apesar de ser cosmopolita, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

Mercado de Ver-o-peso




Passear por Belém é viajar no tempo e descobrir um Brasil amazônico. Nas primeiras ruas da cidade, construções portuguesas dos séculos 17 e 18, completamente restauradas e revitalizadas, abrem suas portas para a celebração de estilos arquitetônicos como o neoclássico do italiano Antonio Landi e convidam o turista para noites de requinte musical e gastronômico. No centro da cidade, todo o charme da Belle Époque do ciclo da borracha é cultivado em prédios como o Teatro da Paz e o Palacete Bolonha.

Principais visitas realizadas: Mercado do Ver-o-Peso, Catedral da Sé, Praça da República, Teatro da Paz, Basílica de Nazaré, Ver-o-rio, Estação das docas...


ESTADO DE SAO PAULO
Cidade de São Paulo
Fundação da cidade 1554
Altitude 760 m
População 11.016.703 habitantes
Área Total 1.528,5 km²
Densidade demográfica 6.521,74 hab/km²

São Paulo é a capital do estado de São Paulo, sendo a mais populosa cidade do Brasil e de todo Hemisfério Sul. Com mais de quarenta milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul, sendo superada apenas pelo próprio país e ligeiramente pela Colômbia, à frente da Argentina e de todos os outros países sul-americanos.

Sua região metropolitana tem 19.677.536 habitantes (nos 39 municípios que compõem a Grande São Paulo), o que a torna a metrópole mais populosa do Brasil e a terceira do mundo depois de Tóquio e Cidade do México. O lema da cidade é a frase latina "Non Ducor, Duco", que em português significa "Não sou conduzido, conduzo".

É considerada a principal cidade do Brasil, seja do ponto de vista social, cultural, econômico ou político e é considerada uma cidade global beta, exercendo significativa influência em âmbito regional, nacional e internacional.

Considerado o "motor econômico" do Brasil e o mais importante dos estados, São Paulo é responsável por mais de 31% do PIB do país. É o mais rico estado do Brasil, e figura entre os estados com alto Índice de Desenvolvimento Humano, sendo superado apenas por Santa Catarina e pelo Distrito Federal.



Sua população é a mais diversificada do Brasil e descende principalmente de imigrantes italianos e portugueses, embora haja também influência de ameríndios e africanos e de outras grandes correntes migratórias, como árabes, alemães, espanhóis e japoneses.
O peso político de São Paulo, se considerada a representatividade proporcional na Câmara dos Deputados, é baixo. Apesar de antingir o número máximo de setenta deputados federais eleitos pelo estado, sendo este o maior número de deputados federais eleitos em um estado no país, São Paulo possui aproximadamente 22% da população do país e 13% dos deputados da Câmara Federal.

Aspetos sociais
São Paulo apresenta graves problemas de segregação socioespacial. As regiões da cidade que concentram a mais alta renda se encontram na região conhecida como "entre-rios" (ou seja, em bairros localizados na porção de terra entre os rios Pinheiros, Tietê e Tamanduateí), ou próximas às margens desses rios, e no setor específico desta região apelidado de Vetor Sudoeste (supracitado) e que constitui de uma forma geral o centro da metrópole paulistana (em oposição ao centro tradicional da cidade). É nesta região que também se concentra a maior oferta de empregos da cidade. Tal região da cidade também tem apresentado nas últimas duas décadas acentuado crescimento demográfico negativo (em outras palavras: a cada ano ela tem perdido população e apresentado uma densidade demográfica cada vez menor), o que é apontado por especialistas em planejamento urbano como reflexo de um processo segregatório, visto que justamente a região da cidade com maior índice de infra-estrutura e equipamentos sociais é justamente aquela que mais tem expulsado população de baixa renda.

Além da dualidade centro-periferia que explicita a desigualdade social na cidade, também notam-se pontos em que o contraste é visível e grupos de perfis de renda diversos convivem, como o é caso do bairro do Morumbi, que apresenta conjuntos de habitação de alta renda localizados próximos a regiões de favela. Em regiões como esta, quando a área em questão passa a ser de interesse do mercado imobiliário, aliado a processos especulativos de produção do espaço urbano, o conflito de classes pode vir a se explicitar na forma do uso do aparato estatal (como a polícia) como meio de expulsão da população indesejada pela classe dominante.


Educação e Cultura
A cidade de São Paulo é considerada pólo cultural no Brasil, tendo se consolidado como local de origem de toda uma série de movimentos artísticos e estéticos ao longo da história do século XX, é nesta cidade que a cultura brasileira dita "erudita" costuma se formar.



Tal complexo cultural, porém, localiza-se em geral nas regiões centrais da cidade, são comuns as críticas dos estudiosos por a possível segregação espacial que os moradores das regiões mais periféricas das cidades vivenciam. A cidade é bastante heterogênea e é possível dizer que a cultura paulistana é fruto da interface da cultura dos vários povos que emigraram para ela durante a primeira República, em união a elementos culturais dos períodos colonial e imperial. Destacam-se a italiana, a japonesa, a portuguesa e a espanhola (tem regiões da cidade "tipicamente italianas", como o Bixiga ou "tipicamente japonesas", como o bairro da Liberdade).

Uma das manifestações que mais possui referências a São Paulo é a música. Compositores diversos criaram obras cujo tema é a cidade como Caetano Veloso, Tom Zé, Tom Jobim, Premeditando o Breque. A literatura eventualmente também registrou marcas culturais da cidade. Exemplos célebres são obras como Brás, Bixiga e Barra Funda de Alcântara Machado, ou o conjunto da obra de Mário de Andrade. Orquestras: Orquestra Sinfônica Municipal, OSESP, Orquestra Experimental de Repertório. Teatros: Teatro Municipal, Teatro São Pedro,
Teatro Sérgio Cardoso, Espaço Promon, Credicard Hall, Direct Hall, Teatro Alfa, Teatro Abril. Museus: Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, Museu de Arte de São Paulo, Museu Brasileiro da Escultura, Museu da Língua Portuguesa, Museu Paulista, Pinacoteca do Estado de São Paulo... Os numerosos SESC o Centro Cultural Itaú...



Atividades realizadas na cidade e Estado de São Paulo a parte da visita a instituições próximas a rede Xarxa Groga

Passeio na região norte do estado de São Paulo com Edwin Pitre, Lia Ferreira e Paloma
Estivemos na cidade de Lindóia, em Amparo onde comemos carne num churrasqueiro até a morte!. Depois fomos até Serra Negra e desfrutamos duma cachoeira que fica em Pinhalzinho gelada e alucinante. Que saudades! Boa companhia, boa comida e boa viagem!

Família de Lia Ferreira (mãe, Fabiano, filha de Lia, Lilia mulher de Fabiano, sogra do filho).
Maravilhosa comida de Lia: arroz com cenoura, cebola, alho... Feijão... Carne fraldinha com salsa de laranja, cebola, cenoura... Coube cortada bem fina com alho... Salada...
Dilúvio de chuva durante toda à tarde

FIESPE. Centro Cultural exposição em homenagem ao Museu da Solidariedade. Salvador Allende
Obras de artistas Espanhóis: Miró, Picasso, Tápies, Saura, Gonzalez, Torres-García, Camargo... Argentinos: Antonio Berni, Roberto Matta. Cubanos: Wilfredo Lam, Gracia Barrios. Uruguaios: Joaquin Torres García, Pedro Figari. Estadunidenses: Calder... Chilenos, Franceses, Brasileiros.
E mais outros: Frank Stella, Julio Lê Parc, Victor Vasarely, Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz Díaz, Lygia Clark, Franz Krajcberg, Lucio Muñoz, José Balmes...

Centro cultural Itaú
Visita no centro cultural Itaú de exposição Itaú contemporâneo. Arte no Brasil 1981-2006
de quatro andares cheios de obra contemporânea Brasileira.
A exposição reúne no espaço expositivo obras de arte do acervo do grupo Itaú, com enfoque na arte contemporânea. Ao completar 20 anos o Itaú Cultural inicia seu calendário de exposições com essa mostra representativa da produção artística atual no país. Com caráter formativo a exposição colabora para a reflexão e uma maior visibilidade da arte contemporânea.
127 trabalhos de artistas brasileiros dos últimos 25 anos e sua presença reforça o caráter público com mais de 3 mil peças.

Apresentação do Cd de Edwin Pitre na loja de roupas de Marco (laboratório de roupas de tecido elástico). O CD de Edwin Pitre e o concerto de promoção do mesmo e da loja de roupas foi tudo um sucesso.

Auditório Ibirapuera. Concerto A Barca. Trilha, Toada e Trupé
Fantástico concerto da mão dos jovens de Abaçai, Antonieta (Tieta), Elka, Bibi, Wellington (Ton), Lilia, Flavio, Cristina… Os meninos de Abaçai não compreendem o concerto sem dançar, todos eles saltam a cena para se mover e dançar, com ritmos surpreendentes e arrebatadores, as musicas do norte do país...
Músicas de Domínio público: “Nego bateu na caixa”, “Nganga”, “Santa Clara”.

Escola de Circo São Remo. Projeto ICC. Instituto Criança Cidadã
Depois de muitas tentativas de visita na escola de circo não foi possível o conhecimento da instituição. O ano próximo será fatível.
Aulas de Capoeira. Atividades de Circo, cama elástica, malabares, contorção, trapézio, tecido. Dança. Percussão. Teatro. Artes plásticas. Arte-educaçao infantil. Oficinas de artesanato. Oficinas de padaria artesanal...

Museu da língua Portuguesa, com exposição temporal da Clarice Lispector
O Museu da língua portuguesa tinha uma magnífica distribuição da informação em mostradores luminosos e computadores interativos onde o visitante pode fazer pesquisas sobre as origens e significados de diferentes palavras. Palavras maravilhosas de muito variados origens:
- Angola e Congo (Quilombo, Quimbundo, Umbundo): bagunça, batucar, bunda, cachaça, capoeira, cochilar, macaco, forró, moleque, xingar, xaxota, encabular, zanga...
- Tupinambá (Costa brasileira): maracujá, mamão, pirão, caju, pipisca, tapioca, jururu, maniçoba, pipioca, siri, cutucar, socar...

Clarice Lispector: outros modos de sentir
“Amo a língua portuguesa. (...) Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida” A descoberta do mundo

“O que eu sinto não ajo
O que eu ajo não penso.
O que penso não sinto.
Do que sei sou ignorante.
Do que sinto não ignoro.
Não me entendo e ajo como se me entendesse” A descoberta do mundo

“Com o perdão da palavra sou um mistério para mim” A descoberta do mundo

“Embora saiba que o horror
O horror sou eu diante das coisas” A paixão segundo G.H.

“E um dos indiretos modos de entender é achar bonito” A maçã no escuro

“Criar não é imaginação, é correr o grande risco de se ter a realidade” A paixão segundo G.H.

“Viver não é vivível. Viver não é relatavel” A paixão segundo G.H.

“Meu cão me ensina a viver.
Ele só fica “sendo”. “Ser” é sua atividade.
E ser é a minha mais profunda intimidade” Um sopro da vida